terça-feira, 24 de novembro de 2015

O fim justifica os meios? Uma das questões da UNESP 2016 nos faz refletir sobre a nota das escolas no ENEM


QUESTÃO 55

A escola que se autointitula a primeira colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupa, ao mesmo tempo, a 1a e a 569a posição no ranking que a imprensa faz com os resultados do Enem. A escola separou numa sala diferente os alunos que acertavam mais questões em suas provas internas. Trouxe, inclusive, alguns alunos de suas franquias pela Grande São Paulo. E “criou” uma outra escola (abriu outro CNPJ), mesmo estando no mesmo espaço físico. E de lá pra cá esta ‘outra escola’ todo ano é a primeira colocada no Enem. A 569a posição é a que melhor reflete as condições da escola. O 1o lugar é uma farsa. A primeira colocada no Enem NÃO é uma escola, é uma artimanha jurídica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes. Todos estudam no mesmo prédio, com os mesmos professores, com o mesmo material, no mesmo horário, convivendo no mesmo pátio e no mesmo horário de intervalo.

No Brasil todo temos centenas de escolas que trabalham com a regra na mão para tentar parecer que são a melhor e depois divulgar, em suas propagandas, que são a melhor escola do país, do estado, da região, da cidade e, em cidades grandes, como várias capitais, até mesmo que é a melhor escola de um determinado bairro.

(Mateus Prado. “Escola campeã do Enem ocupa, ao mesmo tempo, o 1o e o 569o lugar do ranking”. O Estado de S.Paulo, 26.12.2014. Adaptado.)


O fato relatado pode ser explicado em função da

(A) hegemonia dos critérios instrumentais da empresa capitalista em alguns setores da educação.

(B) falência da meritocracia como critério de acesso ao ensino superior na sociedade atual.

(C) priorização de aspectos humanísticos, em detrimento da preparação para o mercado de trabalho.

(D) resistência dos educadores à transformação da escola em instrumento de reprodução ideológica.

(E) separação rigorosa entre os âmbitos da educação e da publicidade na sociedade capitalista.


A alternativa correta conforme o gabarito oficial é a A, porem o que mais deve chamar nossa atenção é a crítica que se faz a mercantilização da educação, manipulando o resultado de uma avaliação como forma de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário