LISTA
DE EXERCÍCIOS – GRAMÁTICA – PROFª ELEANAI
1) (PUC – PR) Sobre o vocabulário
CHUVINHA afirmamos:
1. Possui oito letras.
2. Possui seis fonemas.
3. Possui dois dígrafos.
4. É proparoxítona.
a) Está certa apenas a primeira
afirmativa;
b) Estão corretas só as duas primeiras
afirmativas;
c) Nenhuma das afirmativas está correta;
d) As quatro estão corretas;
e) Estão corretas apenas as três
primeiras afirmativas.
2) (UFRS) A palavra ACESSAR apresenta duas formas diferentes de
grafar o fonema /S/. Outra forma de grafia desse fonema encontra-se na palavra:
a) Verdadeira.
b) Tampouco.
c) Capturado.
d) Balé.
e) Ficção.
2 – (UFMA) Ocorre voz passiva
com o pronome “se” na opção:
a)
O orador referiu-se a fatos recentes.
b)
As pessoas presentes cumprimentaram-se rapidamente.
c)
Levantam-se meninos!
d)
Vendem-se livros a preço de custo.
e)
Ninguém se livra da ação do tempo.
3 – (UFMA) Assinale a
alternativa que completa correta e respectivamente o período: “A polícia
_______ no roubo e _______ o ladrão”.
a)
interveio, deteu;
b)
interveio, deteve;
c)
interviu, deteu;
d)
interveu, deteve;
e)
interviu, deteve.
4 – (UEBA) Os plurais
correspondentes a CÔNSUL, JÚPITER, CAPATAZ e ARDIL são, pela ordem:
a)
cônsules, jupíteres, capatazes, ardiles.
b)
consules, júpiteres, capatais, ardis.
c)
cônsuls, júpiteres, capatazes, ardiles.
d)
cônsules, jupíteres, capatazes, ardis.
e)
consuls, júpiteres, capataz, ardis.
5 – (PUC-CAMP) Os ordinais
referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:
a)
octagésimo, trecentésimo, septingentésimo, nongentésimo
b)
octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo
c)
octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo
d)
octagésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo
e)
N.D.R.
6 – (UFRRJ) Observe o período:
“Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.”
Nesse período, pode-se substituir o conectivo
destacado, sem alterar o sentido da frase, por:
a)
inclusive;
b)
exceto;
c)
se não;
d)
aliás;
e)
de outro modo.
7 – (UFPE) Nas frases
publicitárias abaixo, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada
introduz uma relação de imposição.
a)
Margarina M. Para quem não esqueceu o paladar.
b)
O refrigerante dietético R não tem concorrente, mas você tem.
c)
Use sandálias S enquanto você combina com ela.
d)
Ande devagar, Chapeuzinho, com sapatos C, para o lobo mau poder te pegar.
e)
Use Leite de Aveia D, porque sua pele merece.
8 – (UFF) Em “Ela despedaçou o
lacre e deu a ler a Seixas o papel”, a preposição assinalada introduz uma ideia
de:
a)
consequência
b)
causa
c)
condição
d)
fim
e)
modo
9 – (PUC-MG) PARA AS QUESTÕES
ABAIXO, LEIA OS TRECHOS A SEGUIR, RETIRADOS DE GRAMÁTICAS:
TRECHO A
Pronomes relativossão palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se
relativos.
[....]
Onde,
como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a
em que: A casa
onde
moro (= em que) foi de meu avô.
(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1979, p. 116-117)
TRECHO B
[....]
Ondeexprime estabilidade;
o lugar em que [....]
Aonde
indica movimento,
lugar a que [....]
(ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 301.)
Assinale a alternativa em que o pronome ONDE
esteja em consonância com as prescrições dos dois gramáticos:
a) Não sei o setor
aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular da PUC/Minas.
b) No início do século,
houve um desenvolvimento maior do Sudeste, aonde tudo que se plantava era
exportado.
c) As mulheres estão
cada vez mais modernas, onde eu acho que está a razão para o grande número de
separações.
d) Agindo dessa forma, sem
medir as consequências, logo João verá o lugar onde vai chegar – é o que tenho
dito a ele com frequência.
e) A convocação da
seleção é onde eu não concordo com o Zagallo, pois ele é muito autoritário, não
aceita opinião.
10 – (PUC-MG)Assinale a
alternativa em que o uso do pronome em destaque possa ser exemplo da definição
de PRONOME RELATIVO proposta por Cegalla, no trecho A.
a) Quero saber onde você guardou as
lâminas.
b) Meu lema é: só amo quem me ama.
c) Todos sabem que ele não é feliz
com a esposa há muitos anos.
d) Minha mãe me disse
que aonde
eu vou ninguém mais pode ir.
e) A mulher cuja lembrança me dói
nem sabe que existo.
Língua Portuguesa e
Literaturas
Provas Comentadas •
Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa • 2ª Fase
Questão 1
1) Os textos abaixo foram retirados da
coluna “Caras e bocas”, do Caderno Aliás, do jornal O Estado de São Paulo.
“A
intenção é salvaro Brasil.”
Ana
Paula Logulho, professora e entusiasta da segunda“Marcha da Família com Deus
pela Liberdade”, que pede uma intervenção militar no país e pretendeu reeditar,
no sábado, a passeata de 19 de março de 1964, na capital paulista, contra o
governo do Presidente João Goulart.
“Será
um evento esculhambativoem homenagem ao outro de São Paulo.”
José
Caldas, organizador da “Marcha com Deus e o Diabo na Terra do Sol”, convocada
pelo Facebook para o mesmo dia, no Rio de Janeiro.
(O
Estado de São Paulo, 23/03/2014, Caderno Aliás, E4. Negritos presentes no
original.)
a) Descreva o processo de formação de palavras
envolvido em “esculhambativo”, apontando o tipo de transformação ocorrida no
vocábulo.
b) Discorra sobre a diferença entre as
expressões “evento esculhambado” e “evento esculhambativo”, considerando as
relações de sentido existentes entre os dois textos acima.
2) No texto abaixo, há uma presença
significativa de metáforas que auxiliam na construção de sentidos.
Entre silêncios e diálogos
Havia uma desconfiança: o mundo não
terminava onde os céus e a terra se encontravam. A extensão do meu olhar não
podia determinar a exata dimensão das coisas. Havia o depois. Havia o lugar do
sol se aninhar enquanto a noite se fazia. Havia um abrigo para a lua enquanto
era dia. E o meu coração de menino se afogava
em desesperança. Eu que não era
marinheiro nem pássaro - sem barco e asa.
Um dia aprendi com Lili a decifrar as
letras e suas somas. E a palavra se mostrou como caminho poderoso para encurtar
distância, para alcançar onde só a fantasia suspeitava, para permitir silêncio
e diálogo.
Com as palavras eu ultrapassava a
linha do horizonte. E o meu coração de menino se afagava em esperança.
Ao virar uma página do livro, eu
dobrava uma esquina, escalava uma montanha, transpunha uma maré.
Ao passar uma folha, eu frequentava o
fundo dos oceanos, transpirava em desertos para, em seguida, me fazer hóspede
de outros corações.
Pela leitura temperei a minha pátria,
chorei sua miséria, provei de minha família, bebi de minha cidade, enquanto,
pacientemente, degustei dos meus desejos e limites.
Assim, o livro passou a ser o meu
porto, a minha porta, o meu cais, a minha rota. Pelo livro soube da história e
criei os avessos, soube do homem e seus disfarces, soube das várias faces e dos
tantos lugares de se olhar. (...) Ler é aventurar-se pelo universo inteiro.
(Bartolomeu Campos de Queirós, Sobre
ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 63.)
a) No trecho “Assim, o livro passou a ser
o meu porto, a minha porta, o meu cais, a minha rota”, há metáforas que expressam
a experiência do autor com a leitura. Escolha uma dessas metáforas e
explique-a, considerando seu sentido no texto.
b) O texto mostra que a experiência de
leitura promove uma importante mudança subjetiva. Explique essa mudança e cite
dois trechos nos quais ela é explicitada.
3) Os guardas vêm nos seus calcanhares.
Sem-Pernas sabe que eles gostarão de o pegar, que a captura de um dos Capitães
da Areia é uma bela façanha para um guarda. Essa será a sua vingança. Não
deixará que o peguem.
(...) Apanhara na polícia, um homem
ria quando o surravam. Para ele é este homem que corre em sua perseguição
(...). Vêm em seus calcanhares, mas não o levarão. Pensam que ele vai parar
junto ao grande elevador. Mas Sem-Pernas não para. (...) Sem-Pernas se rebenta
na montanha como um trapezista de circo que não tivesse alcançado o outro
trapézio.
(Jorge
Amado, Capitães da Areia. 19ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p.
242-243.)
a) Levando em conta o trecho em questão e
a obra como um todo, qual é a imagem dos socialmente excluídos de quem
Sem-Pernas é representativo no trecho?
b) “Apanhara na polícia, um homem ria
quando o surravam”. Diante dessa lembrança recorrente, evocada durante sua
perseguição pelos policiais, qual é o sentido da simbólica vingança de Sem-Pernas?
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